O que é CrossFit?

CrossFit é um programa de condicionamento físico geral, ou seja ele é desenhado para que os atletas desenvolvam as mais diversas capacidades físicas simultaneamente elevando sua qualidade de vida e performance esportiva.

Eu preciso estar bem condicionado para começar?

Não! Os treinos de CrossFit são universalmente adaptáveis, tanto em quesito de idade, quanto de preparo físico e histórico de lesões. Os treinadores são treinados a adaptar os treinos de forma que proporcionem um ganho de condicionamento a qualquer tipo de pessoa de maneira segura.

É pesado?

Sim! Um dos princípios do CrossFit é a alta intensidade, ela que é a responsável pelos resultados rápidos obtidos pelos alunos. Hoje é consenso que o stress causado pelas atividades de alta intensidade é capaz de promover uma resposta hormonal mais intensa e um aumento do metabolismo responsável pela perda de gordura e ganho de massa magra.

Machuca?

Muito menos do que muitos outros esportes que as pessoas estão acostumadas a praticar. Em uma pesquisa realizada por nós com 715 atletas de todo Brasil, o CrossFit se mostrou 2,5 vezes mais seguro do que a tradicional corrida de rua e 1,5 vezes mais seguro que o futebol. Muitos outros estudos apontam para resultados semelhantes para o índice de lesões da modalidade.

Já tenho uma lesão no ombro, joelho, costas…Posso treinar mesmo assim?

Nesse caso, antes de tudo, nós recomendamos que você passe por uma avaliação médica, caso ele te libere para a realização de exercícios, você está apto a fazer CrossFit. Aqui nós trabalhamos para a correção postural, fortalecimento do core, ganho de mobilidade e restauração dos padrões de movimento básicos de nossos atletas, fatores que podem colaborar para a atenuação dos sintomas de lesões pré-existentes e prevenção de danos futuros.

Que equipamentos eu preciso para iniciar no CrossFit?

Seu corpo. CrossFit é um esporte de investimento inicial baixo. Para os primeiros meses de prática uma roupa de ginástica confortável é o suficiente. Nós recomendamos o uso de tênis de solado plano e com pouco amortecimento: All star, Vans e chuteiras de futsal, mas isso não é obrigatório.

Vou perder peso?

Provavelmente. A alimentação tem um impacto enorme sobre a perda de peso, porém, dos métodos de exercícios disponíveis no mercado o CrossFit é um dos mais efetivos para a mudança da composição corporal devido ao aumento de metabolismo proporcionado por seus treinos de alta intensidade. Além disso, dentro de nossa comunidade você vai encontrar as informações e incentivos necessários para tomar decisões mais inteligentes sobre sua alimentação e continuar motivado na busca de um estilo de vida mais saudável.

Vou ganhar massa muscular?

Novamente o ganho de massa muscular sofre um impacto muito grande da alimentação , porém os exercícios funcionais propostos pelo CrossFit ativam uma maior quantidade de fibras musculares e promovem uma maior resposta hormonal fazendo com que eles sejam até mais eficientes para o ganho de massa do que os exercícios isoladores encontrados nas academias tradicionais.

 

Anúncios